Dior Dogs Blog

Torção gástrica em Golden Retriever

Precisamos falar sobre a torção gástrica, uma condição grave que pode acometer cães de todos os portes, mas que ocorre com uma frequência maior em raças de grande porte, tais como o Golden Retriever.

A condição tem maior probabilidade de acontecer em cães de grande porte devido a sua anatomia. Não há motivos para pânico, mas há como prevenir e estar atento para diminuir as chances do seu Golden sofrer com esse problema.

O que é a torção gástrica?

De uma maneira bem simplista essa condição acontece quando o estômago do cachorro é dilatado com muito ar, após esse aumento repentino o órgão então se torce no seu próprio eixo. Com isso, há uma obstrução no fluxo sanguíneo para o estômago e para outros órgãos. Essa condição pode causar danos bem graves e até mesmo ser fatal.

Abaixo segue uma lista com algumas das principais características da torção gástrica, caso seu cachorro apresente algum ou mais desses sintomas, procure um veterinário da sua confiança.

  • Sinais de inquietação e desconforto: o cão nessa condição ficará mais inquieto e visivelmente desconfortável, em alguns casos até tentando vomitar sem sucesso.
  • Abdômen dilatado: observe se a barriga do seu cachorro está com uma dilatação gástrica, pois esse é mais um sinal típico de torção.
  • Dificuldade para respirar: em alguns casos a torção pode prejudicar a respiração do animal, tornando o ato ofegante e difícil.

Você mora em apartamento e acha que o sonho de ter um Golden Retriever não se encaixa na sua vida? Veja esse artigo.

Como evitar a torção gástrica em Golden Retriever?

No canil Dior Dogs prezamos pela saúde e qualidade de vida de todos os nossos cachorros e também de cada um dos nossos filhotes que saem da nossa família para a sua.

Mais do que informar sobre possíveis problemas de saúde, gostamos de preparar os tutores para que evitem e estejam preparados para agir prontamente em situações adversas.

Acreditamos que o melhor remédio é a prevenção, por isso, vamos apresentar uma lista de adaptações simples na rotina do seu dourado que podem diminuir consideravelmente os riscos de torção gástrica no seu Golden Retriever.

  1. Evite exercício intensos logo após a refeição do seu cachorro. Ou seja, nada de alimentar o seu filhote e logo na sequência agitá-lo para correr ou ir passear.  Dê um tempo para que seu aparelho digestivo possa trabalhar com calma.
  2. Dê uma alimentação fracionada ao seu cachorro, ou seja, menores quantidades de comida, mas com uma frequência maior. Em resumo, nada de dar apenas um ou duas refeições por dia para o seu cachorro, o indicado é ofertar comida mais vezes ao dia, mesmo que em menores quantidades em cada uma delas.
  3. Eleve o comedouro do seu cão. Com isso ele irá comer mais lentamente e também diminuirá a quantidade de ar engolida durante a alimentação.
  4. Regra geral da alimentação: nunca alimente seu animal antes de atividades físicas intensas.

Como agir em caso de suspeita de torção gástrica?

Em situações em que você suspeita que seu Golden Retriever possa estar tendo uma crise de torção gástrica, leve-o imediatamente até o seu veterinário de confiança.

Tente manter a calma para não deixar o seu cachorro ainda mais estressado e desconfortável e não ofereça nenhum tipo de alimento ou água, pois isso pode piorar o quadro.

A rapidez na intervenção veterinária é fundamental para aumentar as chances de recuperação de um cachorro que sofreu uma torção gástrica.

Siga todas as nossas instruções para diminuir as probabilidades do seu Golden Retriever sofrer com essa condição. A prevenção é sempre o melhor remédio!
Conheça a criação artesanal e responsável de Golden Retriever e Goldendoodle da Dior Dogs aqui.

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!